Local das Aparições

Onde Nossa Senhora de Fátima apareceu

Situada na diocese de Leiria, perdida num dos contrafortes da Serra de Aire, aPortugal_Fatima 100 quilômetros ao norte de Lisboa e quase no centro geográfico de Portugal, Fátima tem à sua volta, num raio de cerca de 25 quilômetros, alguns dos monumentos mais eloqüentes e simbólicos da história portuguesa.

Contam-se entre eles o castelo construído por D. Afonso Henriques em Leiria, cujas imponentes ruínas, muros altos e possantes e belos torreões erguem-se no topo de uma colina de 113 metros de altura; o grandioso Mosteiro da Batalha, o qual, com seus amplos salões, soberbos arcobotantes, pináculos e rendilhados, é certamente a mais bela jóia da arquitetura medieval do país; o convento-fortaleza de Tomar, antigo quartel-general dos templários lusitanos e, mais tarde, da Ordem de Cristo; não muito distante, circundada por muralhas medievais e assente sobre um morro que domina uma vasta planície, a encantadora vila de Ourém, com suas estreitas e acidentadas ladeiras, ruínas góticas e panos de muralhas do velho castelo do senhor feudal; por fim, a grande abadia cisterciense de Alcobaça, uma das maiores da Europa, construída segundo o austero e elegante estilo gótico bernardino, e que, nos seus dias de glória, foi centro de fervor religioso e alta cultura, abrigando mais de mil monges.

Não muito distante de Fátima, na direção do oceano, encontra-se o várias vezes centenário pinheiral de Leiria, plantado pelo rei D. Dinis em plena Idade Média.

Na paisagem da região predominam as colinas desnudas e pedregosas pontilhadas de azinheiras, vendo-se aqui e ali povoados de casas caiadas de branco, brilhantes à luz do sol, e, nos vales, alguns arvoredos de oliveiras, carvalhos e pinheiros.

Foi este cenário bucólico, calmo e denso de recordações, o escolhido pela Mãe de Deus para transmitir ao mundo uma das mais graves profecias da história. Palavras vindas do Céu, carregadas de advertências, de misericórdia e de esperança.